Para ir esquentando os tamborins, Jorge Fernando contou ao Gshow, portal de Entretenimento da Globo, a história por trás da história que começa a ser contada dia 29/01. Diretor artístico e codiretor geral da trama, ele adiantou que vai ter de tudo e que o público pode esperar uma novela, ágil, clara e solar: "Quem é bom, é bom, e quem não tem caráter, não tem... É pra quem gosta de novela!", avisou o diretor.
Apesar de começar nos anos 80, logo no início de Verão 90 acontece uma passagem de tempo e a trama avança para 1990. Por isso, Jorge Fernando e a equipe encaram o desafio de trazer essa década que marcou época para a atualidade.
“É saber que tudo em volta não existe mais e você tem que criar uma atmosfera pra manter esse clima e gravar com segurança e praticidade na cidade cenográfica”, comentou o diretor.
O entrosamento entre o elenco ficou evidente no lançamento da novela, em que os atores apresentaram um flashmob. O diretor explicou que essa harmonia entre eles foi conquistada com as aulas de dança que fizeram na preparação: "Como eu comecei a trabalhar só com seis atores nas viagens, botei o resto do elenco todo dançando junto. Eles tiveram aula de vários ritmos, de lambada a James Brown, e isso criou uma liga bem legal. Cada ator vem com um tom e precisa ter a sua grife (vitrine) dentro da trama".
Essa novela marca o retorno de Jorginho, como carinhosamente costuma ser chamado pelos colegas, ao trabalho. Ele sofreu um AVC em janeiro de 2017 e após o período de recuperação está de volta. O diretor acredita que o tempo que passou hospitalizado lhe despertou um novo olhar para a TV.
"Eu nunca vi televisão como eu vi nessa época do hospital. E igual a mim acho que tem milhões de pessoas passando por isso; agora e na hora que a novela estrear... eu não pensava nesse público (...) É legal falar disso.", confessou.
Verão 90, escrita por Paula Amaral e Izabel de Oliveira, estreia em 29/01 e tem colaboração de Daisy Chaves, Isabel Muniz, João Brandão e Luciane Reis, direção artística de Jorge Fernando, direção geral de Jorge Fernando e Marcelo Zambelli e direção de Ana Paula Guimarães e Diego Morais.